Jesus em Getsamani


Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até á morte; ficai aqui e vigiai comigo”. Mateus 26:36 – 38.
Qual é a diferença do resultado em espremer uma laranja ou um limão? A principio essa pergunta tem uma resposta bem simples – nenhuma. Porém a diferença está no suco; a laranja é doce e o limão é amargo e ácido. Da mesma forma somos espremidos e os que bebem do nosso suco sabem muito bem a diferença.
Jesus foi ao Getsêmani em um momento de decisão.
Ele pediu ao Pai para passar o momento de morrer na cruz. Ficou com angústia de morte. Suou gotas de sangue. Levou três amigos que dormiram e não compartilharam com Ele esse momento difícil. O Pai não lhe respondeu nada, apenas mandou um anjo para consolá-lo. Submeteu à vontade do Pai, foi obediente e morreu na cruz por nós.
Porque Getsêmani?
Localização: É um jardim que fica na parte oriental do monte das oliveiras, acima do vale de Cedrom, perto da porta dourada, por onde entrava para a esplanada do templo. A palavra Getsêmani significa prensa de azeite.O lugar é cheio de oliveiras e ali era espremida a azeitona para se tirar o azeite.
Foi nesse lugar que Jesus foi espremido, experimentado para ver o que tinha em seu coração.
Os tipos de azeites que saíam da prensa tem tudo a ver com as nossas atitudes
no nosso relacionamento com Deus, com os outros e as circunstâncias.
Primeiro azeite era o puro, era usado para ascender as lâmpadas no Templo. Levítico 24:1- 4. Tudo de Jesus, em primeiro lugar, era para Deus o Pai; assim também deve ser com cada um de nós. Toda ação e reação, trabalho, amor tempo, etc. deve ser em primeiro lugar para Deus. Quando você é espremido em uma situação, para quem tem sido o seu primeiro azeite? Jesus é a luz do mundo – João 8:12. Nós também somos a luz do mundo – Mateus 5:14-16.
O segundo azeite era usado para a santa unção. Êxodo 30:22-25. Em segundo lugar, o que Jesus fazia era derramar da unção sobre as pessoas e em toda circunstância ele abençoou.
Quando damos a Deus o nosso primeiro azeite, devemos, em todos os nossos relacionamentos com qualquer pessoa, derramar a bênção de Deus e nunca o contrário.
Devemos ser instrumentos de cura, paz, amor, perdão, reconciliação e edificação, em toda palavra e ação – Salmo 133.1-3. Quando você passa por situações ruins com o seu irmão e próximo, qual tem sido o seu azeite? De...
O terceiro azeite era usado para alimento. João 6:57, 58. Jesus é o alimento verdadeiro. Através das nossas vidas as pessoas serão alimentadas com a verdade da palavra de Deus pelas nossas palavras e comportamentos – Colossenses 4:6. Marcos 9:50. Efésios 4:29.
Em situações onde você é provado, qual tem sido o alimento que você tem dado as pessoas?
O quarto azeite era usado para fabricar sabão e graxa. Lucas 10:27. Jesus amou até a morte. Ele amou até o discípulo que lhe traiu no momento da traição – Mateus 26:49, 50. A graxa significa comunhão, compaixão, misericórdia. Quando você chega ao nível de traição difícil de suportar, você suporta e ama, dá o seu quarto azeite ou não?
Nós passamos por essas situações onde Deus tem o propósito de
tirar o melhor dele em nós nas situações difíceis.
JESUS:
Deu as primeiras coisas a Deus, fez em tudo a vontade do Pai. Esse foi o seu primeiro óleo.
Derramou da unção sobre todos que vinham a Ele. Não viveu egoisticamente para si. Esse foi o seu segundo óleo.
Deu a si mesmo como alimento e alimentou as pessoas. Esse foi o seu terceiro óleo. Levou paz e purificação às pessoas. Esse foi o seu quarto óleo.
E você, tem passado pelo seu Getsêmani agradando a si mesmo, fazendo a sua vontade, ou à semelhança de Jesus, Deus tem tirado de dentro de você o melhor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prumo de Deus

Estamos de volta ao Brazil