AMALEQUE

AMALEQUE PART 2 




1. QUANDO CHORARMOS NOS HUMILHANDO DIANTE DE DEUS ATÉ QUE NÃO SE ENCONTREM MAIS FORÇAS EM NÓS. O choro com temor e sinceridade tem o poder da oração e em muitas ocasiões é a única linguagem da alma.
· Salmo 6.6
Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
· Salmo 42.3
As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?
· Salmo 56.8
Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?
· Salmo 119.136
Os meus olhos derramam rios de lágrimas, porque os homens não guardam a tua lei.
· Salmo 126.5
Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão.
· Mateus 5.4
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

2. QUANDO CONSULTARMOS A DEUS EM TODAS AS SITUAÇÕES DA VIDA, versos 7 e 8.  {Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? alcançá-la-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-a; porque de certo a alcançarás e tudo recobrarás}. Atentar para Romanos 12.1,2.
POR QUÊ?
1. DEUS É A NOSSA FORÇA, verso 6. {Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus}.
2. DEUS TEM O LIVRAMENTO CERTO PARA CADA ATAQUE DO INIMIGO, versos 11 a 17. {Ora, acharam no campo um egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão a comer, e água a beber; deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas. Tendo ele comido, voltou-lhe o ânimo; pois havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. Então Davi lhe perguntou: De quem és tu, e donde vens? Respondeu ele: Sou um moço egípcio, servo dum amalequita; e o meu senhor me abandonou, porque adoeci há três dias. Nós fizemos uma incursão sobre o Negebe dos queretitas, sobre o de Judá e sobre o de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague. Perguntou-lhe Davi: Poderias descer e guiar-me a essa tropa? Respondeu ele: Jura-me tu por Deus que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e eu descerei e te guiarei a essa tropa. Desceu, pois, e o guiou; e eis que eles estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, bebendo e dançando, por causa de todo aquele grande despojo que haviam tomado da terra dos filisteus e a terra de Judá. Então Davi os feriu, desde o crepúsculo até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos mancebos que, montados sobre camelos, fugiram}. Os amalequitas e outros povos da antiguidade consideravam um ferido de guerra = um cavalo aleijado. Por serem considerados inúteis eram totalmente abandonados.
3. SE FORMOS FIÉIS DEUS NOS RESTITUIRÁ TUDO O QUE FOI TOMADO PELO ESPÍRITO AMALEQUITA, versos 18,19 {Assim recobrou Davi tudo quanto os amalequitas haviam tomado; também libertou as suas duas mulheres. De modo que não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem filhos nem filhas, nem qualquer coisa de tudo quanto os amalequitas lhes haviam tomado; tudo Davi tornou a trazer}. A legalidade para o espírito amalequita está na fraude e na infidelidade na família, na empresa, nos negócios, no ministério.
4. DEUS TEM DESPOJOS PARA O SEU POVO, verso 20 {Davi lhes tomou também todos os seus rebanhos e manadas; e o povo os levava adiante do outro gado, e dizia: Este é o despojo de Davi}.
5. UM LÍDER CURADO TEM A UNÇÃO DA RESTAURAÇÃO E CURA DOS FERIDOS DO CORPO, DA ALMA, DOS RELACIONAMENTOS E DOS SONHOS, verso 21 a 26 {Quando Davi chegou aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não tinham podido segui-los, e que foram obrigados a ficar ao pé do ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e Davi, aproximando-se deles, os saudou em paz. Então todos os malvados e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, disseram: Visto que não foram conosco, nada lhes daremos do despojo que recobramos, senão a cada um sua mulher e seus filhos, para que os levem e se retirem. Mas Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou nas nossas mãos a tropa que vinha contra nós. E quem vos daria ouvidos nisso? pois qual é a parte dos que desceram à batalha, tal será também a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes. E assim foi daquele dia em diante, ficando estabelecido por estatuto e direito em Israel até o dia de hoje. Quando Davi chegou a Ziclague, enviou do despojo presente aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós um presente do despojo dos inimigos do Senhor}. O líder curado não descarta os discípulos, mas os restaura, desde que estes permitam andar em aliamento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prumo de Deus